quinta-feira, 18 de novembro de 2010

8) AVALIAÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS:

As expressões “necessidades especiais” e “necessidades educacionais especiais”, são usadas, particularmente, pelos que trabalham em educação especial para substituir várias outras, atribuídas ao alunado por ela atendido.
Os conceitos de deficiência e o de desvantagem educacional associados às dificuldades de aprendizagem foram discutidos e observa-se que não há uma relação biunívoca entre inabilidade física, mental, sensorial e as dificuldades educacionais enfrentadas pelos alunos, ou seja, a presença da deficiência não implica, sempre, em dificuldades de aprendizagem. Ainda dentro das necessidades educacionais especiais, não podemos deixar de citar os alunos com “altas habilidades”.
Para esses, deve-se adequar os currículos, objetivando estabelecer uma relação harmônica entre essas necessidades e a programação curricular.

As necessidades especiais revelam tipos de ajuda, diferentes dos usuais, assim como a maneira de avaliar, mas buscando sempre garantir que os alunos participem de uma programação tão normal quanto possível, mas considere as especificidades que as suas necessidades possam requerer.

8) Instrumentos de Avaliação:

Deverão participar do processo avaliativo todos os profissionais diretamente envolvidos com o aluno no processo ensino/aprendizagem.

8.1) No Ensino Fundamental:

Vários instrumentos de avaliação poderão ser utilizados, tais como: provas, testes, trabalhos individuais ou em grupo, pesquisas de campo, projetos e outros, devendo o professor relacioná-los de acordo com a natureza da disciplina e o tratamento metodológico adotado.

Recomenda-se um mínimo de três atividades avaliativas no período, diversificadas.
Ao final do período letivo, as notas serão registradas globalmente pela Secretaria da Escola em Boletim Escolar e apresentada aos pais em reunião, para apreciação e assinatura.
8.2) Na Educação Infantil e no Primeiro Ano do Ensino Fundamental:

A avaliação do aluno será registrada tendo como base o desenvolvimento global dos alunos e observados os âmbitos de desenvolvimento: Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo. O registro será feito em fichas individuais através de relatórios descritivos que será apreciado e assinado pela coordenação pedagógica, direção e apresentado aos pais.

8.3) Alunos com Necessidades Educacionais Especiais:

Fica instituído na Escola Municipal Lions centro a avaliação dos alunos com necessidades especiais será feita sob a forma de relatórios bimestrais e preenchimento de fichas de desenvolvimento e acompanhamento mensais preenchidos pelo professor regente. Farão parte da equipe de avaliação os seguintes profissionais da escola: diretor, coordenador pedagógico, professor regente e demais professores que por ventura trabalham diretamente com o aluno. (modelo em anexo).

8.4) Recuperação Paralela:

De acordo com a LDB, capítulo II, artigo 24, inciso E, fica instituída a “obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos”.
Nossa proposta de ser paralelo tem como objetivo fazer os alunos com maiores dificuldades e que não atingiram o mínimo quantitativo à Escola, para um período de estudos paralelos. Acreditamos também que o foco principal será a aprendizagem e não a nota em si. Será realizada durante o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, através do acompanhamento contínuo do aproveitamento dos alunos. Deverão ser oportunizadas novas experiências de aprendizagem aos alunos na tentativa de suprimir ou corrigir possíveis emissões ou falhas.

O valor da recuperação será 25 pontos. Todas as atividades de recuperação paralela deverão ser anotadas nos campos de conteúdos desenvolvidos e pontos obtidos pelos alunos, registrado no campo “Registro de Avaliações”.

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