sexta-feira, 19 de novembro de 2010

18) A sala de aula e as pessoas da sala:

A sala de aula é o espaço onde se dá a aprendizagem, a interação e a formação de grupo e espírito de equipe. É importante que ela seja bem organizada e limpa.

A estrutura das carteiras deve ser pensada de forma a facilitar o processo de ensino/aprendizagem e socialização. Para um acompanhamento melhor dos alunos e para a manutenção de um ambiente de disciplina e interação, é importante que o professor circule pela sala de aula, utilizando o momento exclusivamente para o desenvolvimento da aula.

Haverá para cada sala de aula:

• Educação Infantil ao 5º ano: cartazes que apontem o ajudante do dia, os aniversariantes do mês, calendário com acompanhamento dos dias, organização e exposição de trabalhos, datas comemorativas do mês, alfabeto móvel, numerais e outros materiais pedagógicos pertinentes ao seu trabalho, construídos de forma caprichosa e pedagógica;

• 6º ao 9º ano: cartazes com atividades desenvolvidas, aniversariantes do mês, calendário escolar, datas comemorativas do mês, quadro de avisos e notícias importante, quadro referência de mapeamento da sala etc. Será de responsabilidade dos professores a organização e manutenção desse trabalho.

AS PESSOAS DA SALA DE AULA:


Cada turma terá alguns membros que se destacarão na sua organização, a saber:

1- Professores Referência: cada sala de aula terá seu professor referência. Da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental o professor regente será o referência. Nos últimos anos do Ensino Fundamental haverá dois professores referência por turma, sendo a escolha feita no início do ano letivo, em reunião pedagógica;

2- Representantes de Turma: todas as turmas do 4º ao 9º ano farão escolha de seus representantes de turma, que se dará na última semana de março, após formação de chapa e apresentação de propostas ao longo daquele mês, com voto direto dos membros da sala. Haverá um representante e um vice. Cabe aos professores do projeto Vida Cidadã a organização desse momento para os alunos até o quinto ano e aos professores titulares a organização do sexto ao nono ano. Cabe ao representante de turma cuidar dos assuntos de interesse coletivo da sua turma e ao vice substituí-lo em sua ausência.

3- Ajudantes do Dia: para a Educação Infantil e 1º ao 3º ano do EF – diariamente o professor e a turma elegerão um ajudante, dando oportunidade de participação a todos os alunos. Um cartaz será afixado na sala, com nome do ajudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela Visita!