quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2) Histórico

A escola Municipal Lions Centro recebeu este nome em homenagem ao Clube de Serviços Lions Centro, que colaborou para a implantação da escola primitiva, por haver demanda na comunidade e a mesma não oferecer escola, privando assim os mais necessitados que não tinham condições de arcar se quer com transporte para escolas circunvizinhas.
Foi criada pelo decreto n º 934 de 25 de agosto de 1969 e está localizada na região conhecida como bairro Graminha.

A princípio a escola funcionava com apenas uma sala de aula multisseriada (1ª a 4ª série). Com o passar do tempo foram duas salas de aula bisseriadas (1ª e 2ª séries e 3ª e 4ª séries).
Após dezessete anos de funcionamento no prédio construído pelo Lions Clube de Juiz de Fora, foi inaugurada a escola nova, construída pela Prefeitura de Juiz de Fora, no dia 28 de setembro de 1986, na Administração de 83/88, até então considerada rural.

A partir de 1991 é considerada escola urbana, mas permanecendo suas características de escola rural, pois a maior parte dos alunos matriculados na Escola Municipal Lions Centro é formada por filhos de caseiros das granjas, trabalhadores informais, domésticas, lavradores e comerciários. Sendo assim, o perfil econômico da comunidade pode ser caracterizado como baixo.

Culturalmente, nota-se defasagem em relação ao saber historicamente acumulado em parte por causa da baixa escolarização dos pais, em parte por dificuldades financeiras para freqüentar eventos culturais diversos.
A religião dessa comunidade é bem diversificada abrangendo católicos, evangélicos e espíritas.

A convivência dessa diversidade é pacífica e organizada.
Apesar da diversidade e das dificuldades acima citadas, a comunidade é solícita e participativa no que diz respeito aos eventos e convocações da escola.

Foram diretoras da escola: Lílian Fernandes Reis, Vilma Maria Mantini, Mariângela V. Froes, Mariluce de Cássia Guedes, Icléa Costa Lessa e atualmente Adriana de Castro Álamo.

Na atual administração foram instituídos na escola a “Bandeira” dentro das cores do padrão do município, onde se registra o ano e a data da fundação da escola, mãos e diploma que simbolizam o saber, o triângulo mineiro e o leão em homenagem ao nome da escola – Escola Municipal Lions Centro.

Também foi composto o hino (letra e música) pelo músico profissional Ricardo Cota do Álamo e entregue a escola como presente. O registro do citado hino consta na Ordem dos Músicos do Brasil sob n º 130469/07 e no Registro de Marcas, Patentes e Direitos Autorais sob n º 27073120/66. Ambos constam no anexo desse documento.
Sendo assim, o uniforme da escola passa a ter estampado no peito a bandeira da escola.

Os auditórios cívicos/culturais, realizados de forma semanal e mensal, a Feira Cultural e o “Soletrando” realizada na última semana de agosto junto a comemoração de aniversário da escola (25 de agosto) a Feira de Ciências (realizada em 04 e 05 de novembro), o grupo de dança – “Leões da Dança” , o coral e as oficinas de artes proporcionam momentos de lazer, estimulam a busca pelo conhecimento, desenvolvem a criatividade, o raciocínio, a socialização e a auto-estima, aproximando a família e a comunidade do ambiente escolar.

O objetivo principal da escola é proporcionar aos educandos, situações de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de suas potencialidades, bem como servir de auxílio à família na formação dos valores éticos, morais e sociais, tornando-os capazes de refletir e agir em seu meio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela Visita!