quinta-feira, 18 de novembro de 2010

7) Concepções:

7.1 – Infância
7.2 – Aprendizagem
7.3 – Avaliação

7.1) Conceito de Infância:

A visão da Escola Municipal Lions Centro acerca do que é infância, tem um significado que vai muito além do que apenas é o espaço entre o nascimento e o início da vida adulta.
A infância está relacionada ao estado e a condição de vida de uma criança: envolve a qualidade desses seus anos de vida. Crianças que vivem em situação de pobreza objeta, sem alimentação adequada, sem acesso à educação, à água limpa, as instalações de saneamento e a abrigo também são privadas de sua infância.

Mas então o que entendemos por infância?

Infância implica um espaço separado e seguro, delimitado com relação ao espaço da vida adulta, no qual ela pode crescer, brincar e se desenvolver. A brincadeira é um espaço social que supõe uma significação conferida pelas crianças e o acordo/negociação sobre as regras, sobre os papéis, sobre os temas etc... Constitui um mundo específico marcado pelo faz-de-conta, pelo lúdico, pelo imaginário, pela invenção, pela experimentação e pela criação.

O conceito de infância nessa perspectiva nos indica que não podemos compreender a criança fora de suas relações com a sociedade na qual está vivendo e desvinculada de suas interações com os sujeitos e com a cultura do grupo social no qual está inserido. “Essas relações são constituídas de sua subjetividade, isto é, de sua forma de sentir, pensar e agir sobre o mundo “. (VYGOTSKY – 1987 – WERTSCH 1994).

7.2) Conceito de Aprendizagem:

Entendemos que nós aprendemos durante toda a nossa vida, desde nossos primeiros passos e de nossas primeiras palavras até a nossa idade mais avançada, fazemos experiências novas, adquirimos novos saberes e novas competências. Somos quase tão inconscientes do modo que temos de aprender, quanto o fato de respirarmos.

Certamente aprendemos na escola e também nos estabelecimentos de formação, mas mesmo nesses lugares instituídos de formação e de aprendizagem, o que aprendemos de verdadeiramente importante, freqüentemente, não tem nada a ver com os programas oficiais.

Experimentamos situações, adquirimos habilidades, testamos nossas emoções e nossos sentimentos na “escola” mais efetiva que há: “a universidade da vida”. Portanto, aprendemos e nos formamos nas conversas com os amigos, assistindo à televisão, lendo livros, folheando catálogos ou outras maneiras inventivas que criamos no nosso dia-a-dia.
Tanto quando refletimos e quando fazemos projetos. Pouco importa se essa maneira de nos formarmos é trivial ou requintada: não podemos alterar o fato de que somos aprendizes “no longo curso da vida”.
Portanto, entendemos que a equipe da Escola Municipal Lions Centro deve se adaptar a esse conceito acima citado, buscando com dinamismo e criatividade a realidade do aluno para que o processo ensino/aprendizagem possa fluir da maneira mais leve e natural (Concepção Interacionista – VYGOTSKY).

7.3) Conceito de Avaliação:

A avaliação é concebida como um processo que visa a favorecer o auto-conhecimento do aluno, com identificação de aspectos que contribuem para o crescimento pessoal e aspectos que interferem nas possibilidades de aproveitamento das potencialidades, no sentido de facilitar a obtenção de recursos para superar dificuldades e aprimorar qualidades.

A avaliação será diagnóstica buscando investigar os conhecimentos que o aluno traz e será formadora no sentido de acompanhar as etapas de aprendizagem identificando os sucessos e dificuldades, inclusive para reorientá-lo e dar continuidade ao processo.

A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

I – avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

II – possibilidade de aceleração de estudos para alunos com distorção entre série e idade, fundamentada pedagógica e legalmente;

III – possibilidade escolar para os alunos que apresentarem rendimento superior ao estabelecido nos objetivos da Proposta Pedagógica do ano escolar de sua faixa etária;

IV – aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

V – estudos de recuperação obrigatórios, paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.

A avaliação será feita em quatro períodos letivos, previstos e distribuídos no Calendário Escolar.
Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
O registro da avaliação da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental será feito em fichas individuais organizadas pelo corpo docente e coordenação pedagógica. (segue em anexos).
A partir do segundo ano do Ensino Fundamental, a avaliação será feita através do registro de dados numéricos, em diário de classe, por componente curricular.
A escola usará como parâmetro a escala numérica de zero a cem pontos, distribuídos da seguinte maneira:

I – 1 º período: 25 pontos
II – 2 º período: 25 pontos
III – 3 º período: 25 pontos
IV – 4 º período: 25 pontos


Será exigido para aprovação o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos anuais, em cada componente curricular.

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