sábado, 13 de novembro de 2010

1- HISTÓRICO E FILOSOFIA DA ESCOLA

 
 A Escola Municipal Lions Centro recebeu este nome em homenagem ao Clube de Serviços Lions Centro, que colaborou para a implantação da escola primitiva.

 Foi criada pelo Decreto nº934 de 25 de agosto de 1969 e está localizada na região conhecida como bairro Graminha.
 Após dezessete anos de funcionamento no prédio construído pelo Lions Clube de Juiz de Fora, foi inaugurada a escola nova, construída pela Prefeitura de Juiz de Fora, no dia 28 de Setembro de 1986, na Administração de 83/88. A partir de 1991 é considerada escola urbana, mas permanecendo com suas características de escola rural.

 Nos dias atuais, a escola funciona em dois prédios:


 No prédio denominado nº01 (antigo prédio) permaneceu a antiga sala de aula e anexo a ela contamos com a secretaria, sala da direção, cozinha, dispensa e 3 banheiros. Foi conseguida a construção de mais 2 salas de aula e 1 biblioteca na administração de Maria Ângela Vasconcelos Fróes.

 No prédio denominado nº02 contamos com 2 salas de aula e 1 refeitório. No mês de março de 2006, foi aprovado pelo engenheiro da Secretaria de Educação a construção de mais 1 sala de aula, que será destinada ao laboratório de informática. Conta-se ainda com uma quadra poliesportiva.

 A escola funciona em três turnos, atendendo a comunidade local, considerada de baixo poder aquisitivo, nível sócio-econômico e cultural baixos, no entanto muito participativa tanto nos eventos promovidos pela escola quanto no dia a dia da vida escolar dos alunos.

  Para atender aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (anos iniciais e finais do EF e Ensino Médio) o quadro informativo é composto por uma diretoria, duas coordenadoras (uma de Educação Infantil/Ensino Fundamental e uma da EJA) 1 secretária, 2 cozinheiras e 2 auxiliares de serviços gerais. O quadro de professores soma o total de 31 profissionais.

Quanto à filosofia da escola, entendendo a escola como espaço privilegiado, pela sua diversidade e amplitude, para a construção e vivência da cidadania, a escola propõe uma diretriz filosófica: “A democratização da escola e construção da cidadania”.

 Essa diretriz nos norteia quanto à formação do cidadão em todo seu contexto e diversidade. Trabalhando em comum acordo por um único objetivo: “A formação de qualidade e cidadania do aluno”.


       
        

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