quinta-feira, 18 de novembro de 2010

6) Linha Pedagógica:

Uma proposta pedagógica inspirada na perspectiva de Educação para a Cidadania entende que a escola deve exercer um papel de humanização a partir da socialização e da construção de conhecimentos e de valores necessários à conquista do exercício pleno da cidadania.

Torna-se necessário a construção de uma escola que forma crianças e jovens construtores ativos da sociedade, capazes de viver no dia-a-dia, nos distintos espaços sociais, incluída a escola, uma cidadania consciente, crítica e atuante. Isso exige uma prática educativa participativa, dialógica e democrática, que supere a cultura profundamente autoritária presente em todas as relações humanas e, em especial, na escola.

Nesse sentido, todas as atividades escolares devem promover a construção conjunta, na qual a apropriação pessoal e coletiva da palavra constituam elementos fundamentais, a partir de reuniões com colegiado, conselho de classe, referendos de temas educativos, reunião de pais e professores e demais funcionários do âmbito escolar.

O compromisso com a construção de uma sociedade que tenha por base a afirmação da vida e da dignidade de toda pessoa humana é a utopia radical a ser vivida. Este eixo estruturador da proposta em questão exige uma visão nas qual a problemática local e internacional se articulam e que a formação da dignidade humana não seja princípio atestado, mas sim compromisso de vida, assumido com paixão e determinação no nosso dia-a-dia.

6.1) Filosofia da Escola:

“Em sentido vulgar e de uso da corrente na linguagem comum, filosofia é uma visão de mundo, uma concepção de vida que o homem adota para seu uso pessoal. É nessa acepção que se pode falar de uma filosofia de vida mais pessimista ou mais otimista, menos séria e menos boêmia.
Nesse sentido, todos nós temos uma filosofia que explica nossas atitudes perante o mundo e à vida”.
Barsa, volume 6. P. 200.

É preocupação constante, para esta escola, inovar para melhorar, com o compromisso de dinamizar, atualizar, construir, criar o conhecimento no que se refere ao ensino da Educação Infantil e ensino Fundamental de 9 anos.
Tem como referência um ensino que compreende a interação professor/aluno como base numa perspectiva dinâmica, procurando desenvolver uma pedagogia a partir da análise de problemas reais, visando à conscientização de valores humanos, à vivência constantemente recriada de conteúdos culturais universais, buscando formas democráticas de interação social.

Nesses termos objetiva “[...] Formar pessoas capazes de transformar a sociedade buscando a justiça social. Mais do que aprender as ciências, as artes e as técnicas, um aluno da Escola Municipal Lions Centro é incentivado a pensar e a estimular seu talento, voltando-se para a cidadania e bem-estar individual e social”. (anexos)

Podemos perceber, portanto, que a proposta educacional desta escola enquadra-se numa perspectiva de uma filosofia progressista, ou seja, uma pedagogia crítica que “... deseja formar um homem capaz de contribuir para transformações sociais”. (ELLIOT et alii, 1989:30).

Se criarmos um ambiente que respeita as diferenças e contempla espaços e valoriza as contribuições dadas, as pessoas se sentirão mais realizadas e felizes. É importante afirmar que educar indivíduos com diferentes ritmos e desempenhos, exige princípios igualitários e democráticos.
A escola inclusiva será possível se ocorrerem mudanças nas bases educacionais, incluindo o estudo da ética e da cidadania, o preparo de profissionais, o desenvolvimento de projetos, a participação de todos os envolvidos na prática pedagógica e a meta de construir uma prática de qualidade.

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