quinta-feira, 18 de novembro de 2010

12) Projetos Desenvolvidos na Escola:

Toda a proposta pedagógica da Escola Municipal Lions Centro está permeada pela “Educação para a Formação da Cidadania”. Esse é o enfoque principal de tudo aquilo que se planejará como atividade escolar e que jamais poderá ser esquecido, tornando-se a própria “alma” da escola.

Esse objetivo primeiro será contemplado em todos os projetos que estão sendo construídos, paralelamente à construção e implementação definitiva do Projeto Político Pedagógico.

A intenção é fazer desses projetos movimentos permanentes, buscando-se a cada ano o seu aprimoramento, sua adequação às múltiplas realidades. Jamais, porém a sua extinção.

O grupo de professores considera fundamental o trabalho e a vivência dos valores porque em muitos momentos nossa cultura valoriza muito mais o ter do que o ser e em conseqüência disso, temos uma desvalorização das questões humanas e uma inversão de valores.

Julgamos que os valores façam parte da essência humana e sua importância precisa ser despertada e semeada dentro de casa ser, justamente porque são eles, os valores, que motivam e enriquecem a nossa vida e nos ajudam a estabelecer relações e vínculos positivos em relação a nós mesmos e aos outros.
Dessa foram, oportunizaremos momentos de aprendizagem, vivência e integração, para todos os membros da escola vivenciarem experiências de harmonia consigo e com os outros, como instrumento de sustentação. Experiência assim é que tornam a escola um laboratório de experimentações fundamentais a nossa vida.

Por esse motivo, os valores serão trabalhados de forma interdisciplinar e desenvolvidos ao longo do ano letivo, de acordo com as sugestões dos membros da Escola.

“É por isso que a Educação Permanente deve ser levada a sério, pois ela nos diz que o homem jamais termina de tornar-se homem. E isso significa que não terminamos jamais de ser, de nos tornar juntos, a caminho, ao longo das relações com os outros”.
Paulo Freire.

Os projetos encontram-se detalhados ao final do projeto , em folha anexa, contendo em cada um: “Justificativa” , “Caracterização da Realidade” , “Objetivos Gerais” e “Específicos”, “Metodologia” e “Avaliação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela Visita!